Tatiana Lemos

 

 

Isaura Lemos, com malária, amamenta a filha Tatiana

O próprio nascimento de Tatiana Lemos foi um ato de resistência. Ela veio ao mundo, através de um complicado parto, feito por parteiras da região, que quase custou a vida de sua a mãe, em plena Mata Amazônica. Na época, seus pais viviam clandestinos, em condições precárias, no norte do Brasil, no Estado do Acre, morando em casa de palha, vivendo da caça, e lutando contra a Ditadura Militar, a malária e o latifúndio.

Tatiana foi batizada com nome da guerrilheira, Helenira Rezende, guerrilheira do Araguaia, morta a golpes de baioneta, em 29 de setembro de 1972, aos 28 anos de idade, depois de ter tido as pernas metralhadas e sido barbaramente torturada. De Helenira Rezende, Tatiana Lemos, na verdade Elenira Tatiana Lemos Vieira, herdou o nome, a postura e a coragem da guerrilheira assassinada pela Repressão.

Tatiana, criança, ao lado de Lula, então presidente do PT, durante comício das Diretas

Passou a infância, durante os atribulados anos 80, em meio a passeatas, comícios e manifestações por eleições diretas no Brasil. Desde muito jovem, nunca conseguiu conceber a pobreza e a espoliação do povo no Brasil e no mundo como algo natural ou normal. Sempre com uma profunda indignação perante qualquer injustiça, muito doce e carinhosa com todos, conseguiu personificar o ideal guevarista de ser “dura, firme, sem perder a ternura jamais”.

Família de Isaura em ato do dia 1º de maio: Euler, Maíra e Tatiana

Durante a juventude, dedicou à sua formação intelectual, esteve na República Popular da China para conhecer de perto aquela experiência socialista tão polêmica, bem como estudar sua cultura e seu idioma. Terminou apaixonada por aquele povo tão altaneiro.

Luta pela moradia

Deputada Isaura Lemos e vereadora Tatiana Lemos: luta incansável pela moradia

No Brasil, dedicou-se à luta pela moradia, militando nas fileiras do MLCP. Graduou-se em Administração de Empresas, com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Pós-graduou em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Buscou sua independência financeira, fabricando bijuterias, junto com Maíra, sua irmã. Começou trabalhando em feiras em Goiânia e Brasília e, hoje, é empresária conceituada no setor.

Tatiana Lemos tem a política por vocação e não por profissão! Elegeu-se vereadora na capital goiana com a surpreendente votação de 10.182 votos, em 2008, sendo a mulher mais votada de Goiânia e o quarto parlamentar mais bem votado nas últimas eleições municipais. Fez uma campanha voltada para os mais humildes e carentes de Goiânia. Andou de porta em porta para ouvir a população.

Foi reeleita em 2011. Atualmente, encontra-se em seu segundo mandato como vereadora.

Vereadora Tatiana Lemos na tribuna: eleita com mais de 10 mil votos

Hoje, é líder do PCdoB na Câmara Municipal de Goiânia e membro da Comissão de Habitação. Junto com a mãe, deputada Isaura Lemos e o fundador do MLCP, Euler Ivo, reúne-se mensalmente com cerca de 3.000 pessoas do Movimento de Luta pela Casa Própria, no CEPAL do Setor Sul. Está à frente de um mandato popular que é utilizado com uma verdadeira trincheira em defesa dos desamparados, das camadas mais carentes de nossa cidade.

Pesa sobre seus ombros a grande responsabilidade de dar continuidade ao abnegado trabalho que seu pai desempenhou por cinco mandatos na Câmara Municipal de Goiânia e respaldar o quarto mandato de sua mãe na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

É casada, mãe de um casal: Nina e João. É jovem, bela competente e esbanja simpatia e coragem para enfrentar as mazelas desta capital. Está à sua disposição no Gabinete 27 da Câmara Municipal de Goiânia, de terça à quinta-feira, ou nos telefones (62) 3524 4374 / 3524 4375 e pelo e-mail: tatianalemos@camaragyn.go.gov.br .

Procurar
Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.