Dona Isaura e seus três maridos

 

Isaura Lemos e Euler Ivo se casaram por três vezes, com nomes falsos, para escaparem de perseguições políticas. Ao retornarem para a vida legal, Isaura e Euler precisaram retirar seus documentos pessoais e constataram uma situação pitoresca, resultado dos anos da clandestinidade. Isaura Lemos era casada e Euler IVO, solteiro. E ao final, Isaura iria ficar como uma mulher viúva (sem nunca ter sido viúva) e casada com três maridos, com três nomes diferentes.

Euler e Isaura quando se casaram

 

Entenda a situação:

Quando Euler e Isaura se casaram pela primeira vez, Euler IVO usava o nome falso de José Moreira, para escapar da perseguição política do governo militar da época. Mas Isaura Lemos era menos perseguida e ainda conservava seu nome verdadeiro. Assim, ao casar-se com Euler IVO, Isaura Lemos se casou legalmente com José Moreira.

Devido à luta, o casal José Moreira e Isaura Lemos passou a ser perseguido e corria perigo. Por segurança, decidiram trocar de nomes novamente: Isaura Lemos virou Ana Maria e José Moreira virou Pedro Afonso. Por necessidade, tiveram de providenciar certidão de casamento. Na certidão, foi documentado Ana Maria casada com Pedro Afonso.

A anistia trouxe a liberdade política e Pedro Afonso, casado com Ana Maria, revelou seu nome verdadeiro de Euler IVO, que era solteiro, pois nunca havia se casado legalmente. Ana Maria, casada com Pedro Afonso, revelou ser Isaura Lemos, casada com José Moreira. Que fazer?

Naqueles dias logo após a anistia, muitos perseguidos se encontravam naquela situação. Havia o retorno dos exilados, que registravam filhos. Havia ainda os clandestinos, os perseguidos políticos que não se exilaram, mas viveram décadas com nomes falsos, constituíram famílias e agora tinham de legalizar a vida. Esse era o caso de Euler IVO e Isaura Lemos. Até mesmo Tatiana, filha do casal, estava registrada como filha de Ana Maria e Pedro Afonso.

Para resolver a situação, a maioria contratava advogado, que dava entrada em complicados processos. Mas Euler IVO e Isaura Lemos, ao retornarem da Amazônia, estavam paupérrimos, em situação de penúria, pois não tinham nem casa ou móveis, nem emprego ou dinheiro. Suas famílias não podiam arcar com essas despesas. Então o casal encontrou uma saída original. Providenciou um atestado de óbito para o nome de José Moreira, casado com Isaura Lemos. Assim, Isaura Lemos se transformou legalmente na viúva de José Moreira. Finalmente, Isaura Lemos se casou legalmente com Euler IVO, seu terceiro e único marido.

Procurar
Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.