Isaura busca soluções para garantir moradia digna aos Aparecidenses

 

isaura panda saneago virgínia park

 

A deputada Isaura Lemos (PCdoB) e o vereador Willian Panda (PCdoB) têm realizado em conjunto audiência públicas, em parceria com as Comissões de Habitação, Reforma Agrária e Urbana estadual e municipal, em busca de soluções para a crítica situação vivida por moradores de alguns bairros do município de Aparecida. Em algumas delas, a vereadora por Goiânia, Tatiana lemos, vice-presidenta da Comissão de Habitação e Urbanismo da Câmara Municipal, também esteve presente.

No último dia 10 de maio, os parlamentares realizaram audiência pública com centenas de moradores para tratar dos problemas enfrentados pelas comunidades do Setor dos Estados, Rio Vermelho e Virgínia Park em Aparecida, que reivindicam, dentre de várias demandas, a regularização dos lotes que ocupam, e o acesso a serviços públicos essenciais, além de direito a energia elétrica e saneamento.

A região passa por uma crítica situação. Os moradores que vivem no local compraram seus lotes e possuem escrituras, porém, o empreendimento foi abandonado pela construtora Leonardo Rizzo na década de 90, durante parte do processo da vendas dos lotes, deixando essas famílias em situação de abandono. Posteriormente, devido tal situação, o restante da área foi ocupada por outras famílias de baixa renda.

Dessa área total, em 2010, 30% foi considera pela Saneago uma Área de Proteção Ambiental (APA), sem tomar conhecimento que parte desses moradores possuem escrituras.

Por outro lado, a Enel (antiga Celg) avaliando que havia baixo índice de produtividade na área, devido dezenas de ligações irregulares no setor, promoveu o desmonte da rede3 de energia elétrica, atingindo os regulares que pagavam suas contas em dia, e os irregulares, desligando a energia elétrica em toda a região. Os moradores revoltados com a ação inadequada da Enel, procuraram a empresa, assim como o Ministério Público, acompanhados pelo vereador Willian Panda e outros vereadores.

Foi assinado um Termo de Ajusta de Conduta (TAC) que garantiu que a energia elétrica retornasse em 70% das moradias. Porém, outros 30%, que estão dentro da APA, seguem sem esse serviço.

Devido tal situação, foi realizado audiência pública no Setor Virgínia Park para que fosse buscado juntamente com os moradores uma solução para a crítica situação em que estas famílias estão vivendo.

Além do problema de falta de energia por grande parte dos moradores, também foi constatado que as moradias nos setores contam com estruturas bastante precárias, existe a falta de escola, água tratada, coleta de lixo, posto de saúde e transporte coletivo.

Motivados pelas demandas apresentadas pelos moradores, a deputada Isaura e o vereador Willian Panda, se reuniram nesta terça-feira, 15, ao lado de moradores, com o representante institucional da ENEL (antiga Celg), Marco Henrique, em busca de uma solução urgente para a instalação e recuperação da rede elétrica nesses 30% de moradias, consideradas pela Saneago, em APA, pois tais famílias possuem moradias e sempre receberam e pagaram suas contas de energia em dia.

Em sequência, os parlamentares se reuniram com o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, para solicitar em caráter de urgência revisão das condições da APA para permitir que a Enel faça a religação da rede de energia elétrica.

De acordo com Jalles, a Saneago está à disposição para buscar uma solução para o problema, deslocando uma equipe para que se obtenha uma resposta urgente.

 

Autor:
Data: maio 21st, 2018
Assunto:
Comentários e Pings estão fechados.

Comentários estão fechados.

Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.