Prêmio Unegro Hip Hop dá voz aos jovens contra a exclusão social da periferia

 

 

30822160_1654148868033193_438840898298450311_o

 

Cerca de 170 jovens que representam o movimento hip hop em Goiânia e Região Metropolitana foram homenageados no dia 27, com o Prêmio Unegro Hip Hop, criado com o fim de valorizar as iniciativas de jovens que utilizam a música, a dança e as artes para falar de transformação social e das demandas trazidas pelas comunidades onde vivem.

A premiação destacou as quatro categorias presentes na cultura hip hop, que são a música e a mixagem trazidas pelos Mc e Dj; a dança caracterizada pelo break e a arte do grafite. O microfone aberto durante o evento proporcionou aos jovens manifestarem suas posições políticas e reivindicarem a inclusão social das comunidades da periferia. Dentre os homenageados, o Grupo Boca Seca resumiu a mensagem trazida pelo movimento, com o seguinte texto:

“Madeira queima,

Conflito reina,

E nada muda o sistema,

Nossa crença vira ofensa,

Mas a vela continua acesa, iluminando os indefesos,

Independente da sua crença entenda que nossa guerra agora não é entre religião, é contra a poluição, é só parar pra pensar, e atenção prestar, ver que a gente está no terceiro tempo, do terceiro milênio, do terceiro mundo, é só condomínio fechado, prédios, muros, presídios, hospícios, seres humanos cegos, surdos, pelados e imundos, é o fim dos tempos. Computador virou sustento, realidade virtual, o rio virou cimento com todo nosso mal, o céu hoje é cinzento, retrato do final, água virou veneno, é tudo desigual.

É só prédio nascendo,

Árvores caindo,

Muro construído,

Hospitais sucumbindo,

Escola sem ensino,

Igreja enriquecendo,

E a palavra, ninguém vendo, são vários se perdendo…”

O evento aconteceu no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa da Unegro Goiás (União de Negros e Negras pela Igualdade) e de parlamentares do PCdoB: deputada Isaura Lemos, presidenta do PCdoB Goiás, vereador por Aparecida de Goiânia William Panda, e vereadora por Goiânia Tatiana Lemos.

De acordo com o presidente da Unegro Goiás André Luiz Barbosa do Nascimento, o objetivo foi abrir espaço para que a mensagem dos jovens chegue ao conhecimento da sociedade, somando-se a outras correntes de pensamento que lutam por igualdade e inclusão social no país.

O hip hop 

Cultura popular, nascida nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que tem também na dança e no grafite forte representação.

Autor:
Data: maio 3rd, 2018
Assunto:
Comentários e Pings estão fechados.

Comentários estão fechados.

Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.