Isaura apresenta projeto que cria a ‘Estante Goiana’

 

estante goiana isaura

A deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) apresentou projeto de lei que permite reserva de uma prateleira para a exposição e comercialização de livros de autores goianos ou com trajetória intelectual no Estado de Goiás, de qualquer área de conhecimento, nas livrarias de Goiás.

A livraria que use catálogo ou qualquer outro meio de divulgação de venda  deve fazer constar, com prioridade, as obras de autores locais, para comercialização. O descumprimento acarretará ao infrator sanção administrativa na forma de multa diária, no valor equivalente a RS500 reais, a partir da data do auto de infração, bem como aplicação em dobro no caso de reincidência.

“O projeto visa estimular e reconhecera produção literária goiana a partir de uma divulgação responsável que atenda a demanda local. Livrarias e bibliotecas são centros de difusão do conhecimento e saber, devendo refletir a pluralidade do pensamento humano, por isso a necessidade de democratizar o acesso ao livro e estimular escritores goianos,” destaca a parlamentar.

Contudo, lembra Isaura, no caminho da democratização existe a lógica comercial que privilegia o espaço das prateleiras aos best-sellers e produções ligadas ao mercado editorial. Logo, obras de escritores locais acabam prejudicadas neste universo dominado pelas grandes editoras.

“Apesar da exclusão da exposição nas livrarias, a produção literária em Goiás é exuberante, com escritores que tecem diversos gêneros literários. Além disso, há que se ressalvar que a falta de divulgação e acesso às obras locais trazem danos à literatura local, resultando no desestímulo e falta de reconhecimento aos artistas,” lembra a deputada.

O anonimato também prejudica as políticas de leituras nas cidades, uma vez que os escritores locais são importantes agentes e mediadores de leitura no âmbito estadual. Desta forma, em um contexto social em que a democratização da leitura e a ascensão de políticas públicas voltadas para a área estão na agenda do país, é necessário criar instrumentos que subvertam a relação essencialmente comercial. Por isso, a importância de os estados criarem leis para regulamentar a exposição dos autores locais nas livrarias, com espaço próprio, para findar com a invisibilidade de produção literária local.

Autor:
Data: abril 6th, 2017
Assunto: , , , ,
Comentários e Pings estão fechados.

Comentários estão fechados.

Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.