Isaura parabeniza Grupo de Mulheres Negras Dandara do Cerrado pela 1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras

 
(Foto:Marcos Kennedy)

(Foto:Marcos Kennedy)

A deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do PCdoB em Goiás, apresentou requerimento para parabenizar a coordenadora do Grupo de Mulheres Negras Dandara do Cerrado, Marta Cezária, pela organização da 1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, realizada hoje, 18, em Brasília (DF).

O objetivo da Marcha é dar maior visibilidade à situação de opressão secular da mulher negra, homenageá-las e exigir do Estado brasileiro, bem como de todos os setores da sociedade, respeito e compromisso com a promoção da equidade racial e de gênero, a fim de que elas possam exercer plenamente os direitos como cidadãs brasileiras e construtoras históricas deste país.

“Nos últimos anos, tivemos um grande processo de reformulação, de mudanças, de ampliação de direitos, de acesso a políticas e a bens de serviços. No entanto, quando se faz um recorte racial e de gênero, identificamos que as mulheres negras, um quarto da população, estão em condições de vulnerabilidade, de fragilidade, sem garantias”, afirma Isaura.

Entre as mulheres, as negras são as maiores vítimas de crimes violentos. De 2003 para 2013, o assassinato de mulheres negras cresceu 54,2%, segundo o Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil. No mesmo período, o índice de assassinatos de mulheres brancas recuou 9,8%, conforme o estudo feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), a pedido da ONU Mulheres.

 

Autor:
Data: novembro 18th, 2015
Assunto: , , ,
Comentários e Pings estão fechados.

Comentários estão fechados.

Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.