Deputada Isaura participa do Programa Frente a Frente, da TV Assembleia, nesta quinta

 

O jornalista Murilo Santos intermediou o debate entre os deputados Isaura Lemos e Elias Júnior (Foto: Carlos Costa)

O Programa Frente a Frente, que entra na programação da TV Assembleia nesta quinta-feira, 10, às 19 horas, traz um debate sobre o transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. O jornalista Murilo Santos, mediador do debate, tem como convidados os deputados Elias Júnior (PMN) e Isaura Lemos (PC do B).

Os parlamentares convidados para discutir o tema desta edição têm em comum a seguinte opinião: ambos consideram que o transporte na região está em situação precária e que falta uma gestão eficiente para solucionar os problemas. Eles acreditam que um transporte público de qualidade reflete em um trânsito melhor para a cidade.

Elias Júnior enfatiza que a problemática abrange muitas falhas e cita a precária infraestrutura de pontos de ônibus, a falta de identificação dos mesmos por meio de uma sinalização adequada, a necessidade de uma fiscalização mais rígida por parte da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a ausência do cumprimento das planilhas diárias de trabalho, que culminam, por exemplo, no atraso de circulação dos ônibus.

Isaura Lemos lembra que são apenas 30 fiscais na CMTC para supervisionar mais de mil veículos que fazem o transporte público em Goiânia e enfatiza que é um número abaixo do necessário. A deputada também destaca a falta de cumprimento das planilhas e diz que foi pessoalmente fazer um pedido à presidente da Companhia, Patrícia Veras, para que ela cobrasse de sua equipe o cumprimento das mesmas.

Os parlamentares ressaltam a falta de iniciativa do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), em tentar resolver os problemas. Para Isaura, Paulo não tem exercido a sua autonomia de chefe do Executivo goianiense nas decisões que envolvem a CMTC. Na opinião de Elias Júnior, o prefeito de Goiânia estaria sendo omisso com o problema, pois é dele a responsabilidade de cobrar resultados dos nomeados para administrar a Companhia.

Ao adentrarem na discussão sobre propostas para solucionar a questão, o deputado Elias Júnior diz que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – proposta que tem sido cogitada pelo Governo do Estado – é uma boa alternativa para beneficiar a população goianiense. “Além de dar um visual mais moderno para a cidade, o transporte é melhor e traz mais conforto aos usuários, destaca o deputado. Para ele, é uma boa opção para beneficiar a população.

Já para Isaura, o VLT não é a melhor opção a ser analisada pela Prefeitura de Goiânia e pelo Governo do Estado. Para ela, uma alternativa favorável para a cidade é a construção de mais 20 corredores exclusivos para o transporte público. A parlamentar ressalta que a implantação de um sistema de metrô é um grande sonho para a cidade e que uma obra como esta seria a mais adequada para a melhoria do transporte coletivo.

A discussão abrange, ainda, a sugestão de consórcios intermunicipais como alternativa de resolução do problema do transporte público na Região Metropolitana de Goiânia e o Autógrafo de Lei nº 753/2014 da Governadoria que altera a composição e comando da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), o qual foi encaminhado esta semana para a sanção.

O programa continuará na programação da emissora ao longo da semana. O debate poderá ser conferido na íntegra no canal 8 da Net e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv

 

(Fonte: Agência de Notícias da Alego)

Autor:
Data: abril 10th, 2014
Assunto: , , , , ,
Você pode deixar um comentário, ou links de volta a partir do seu website.
Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.