Encontro dos Mandatos reúne mais de 600 pessoas na Câmara Municipal de Goiânia

 

Momento em que os participantes do encontro cantaram o Hino Nacional (Foto: Gabinete Isaura Lemos)

Mais de 600 pessoas representando mais de 70 municípios do interior do estado participaram do Encontro dos Mandatos da deputada Isaura Lemos (presidenta estadual do PCdoB) e da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), realizado no sábado, 5, na Câmara Municipal de Goiânia. O encontro teve como objetivo debater o balanço e a perspectiva dos mandatos das parlamentares.

Diversos vereadores (do PCdoB) de outros municípios goianos também participaram do encontro. Participaram ainda o presidente do PCdoB de Goiânia, Bruno Pena; o ex-vereador Euler Ivo; o professor Nivaldo dos Santos; secretário de Organização e tesoureiro do PCdoB estadual; Dolly Soares, do Centro de Valorização da Mulher (Cevam); Wilson Hermuth, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg); Luiz Afonso Arantes, membro da Comissão de Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa; André Luiz Barbosa do Nascimento, presidente da União de Negros pela Igualdade em Goiás (Unegro-GO); Lucas Marques, presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-GO) e da União da Juventude Socialista (UJS); entre outros.

Isaura Lemos abriu o seu discurso falando sobre o que vem a ser a política. “A política é a arte de convencer. Podemos convencer para o bem ou para o mal. A política que fazemos é a boa política. Aquela que convence para o bem. Queremos a democratização da terra, o progresso social para o interior, a melhoria dos serviços públicos e construir um futuro melhor para as futuras gerações.”

A deputada fez a defesa do sistema socialista, o qual valoriza as pessoas pelo o que são e não pelo o que têm. “No Socialismo, cada um recebe o salário conforme o seu trabalho e a cada um o Estado cuida conforme suas necessidades. Para isso, a economia é planejada, tendo como objetivo o bem estar das grandes massas e não de um punhado de ricaços. Já o capitalismo destrói os valores, a família, o direito ao trabalho digno, a saúde, a educação e o transporte de qualidade.”

Isaura Lemos, na tribuna, fala aos participantes (Foto: Gabinete Isaura Lemos)

A parlamentar disse ainda que fez dos quatro mandatos como deputada estadual instrumentos de luta popular. “Enfrentamos o monopólio do transporte, criando a CPI que questionava mais de 30 anos sem concorrência pública; enfrentamos o latifúndio e a especulação latifundiária ao criar a Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia (Legislativa). Lutamos ao lado de mulheres por políticas públicas de combate à discriminação e violência.”

Pessoas de bem

E, em meio a tanta luta, Isaura disse que conheceu pessoas de bem se aproximando para lutar junto, compartilhar ideias e sonhos. “Trabalhadores, trabalhadoras, jovens, mulheres e crianças. Muitos jovens, que não viveram a ditadura, mas que se emocionam com a história de nossos heróis da liberdade. Surgem para ajudar a empunhar a bandeira pela educação de qualidade. E ainda tantos profissionais da educação, da saúde, da segurança, lutando por salários justos.”

Isaura Lemos também lembrou do Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP), o primeiro movimento a desafiar setores elitistas do Judiciário e do Ministério Público. “Passaram por nós pelo menos 100 mil famílias, das quais 30 mil hoje vivem em suas casas. Como idealizadora do Cheque-Reforma e Construção, fico feliz de, juntos, termos conseguido entregar mais de 10 mil cheques.”

De acordo com a deputada, os dois gabinetes são responsáveis por milhares de encaminhamentos, requerimentos e projetos de lei. “Nossos mandatos estiveram à frente das principais lutas em Goiás e para construir um novo Brasil. Apresentamos projetos de leis para aperfeiçoar os serviços públicos, valorizar os funcionários e defender os interesses de trabalhadores e trabalhadoras”.

Avanço

Tatiana Lemos também discursou durante o Encontro dos Mandatos (Foto: Gabinete Isaura Lemos)

No discurso de Tatiana Lemos, a vereadora fez um apanhado de como o Brasil avançou nos últimos anos em todos os quesitos. “Somos a sétima economia do mundo. Fortalecemos a nossa soberania, o regime democrático e inauguramos um novo projeto nacional de desenvolvimento, com a ajuda dos governos Lula e Dilma”, disse.

Usando dados estatísticos, Tatiana lembrou também que, graças aos programas estratégicos do governo federal, “o Brasil tem a menor taxa de desemprego comparado às últimas décadas”. Entre os programas, a vereadora citou o ‘Mais Médicos’, o ‘Minha Casa Minha Vida’ e também projetos que melhoraram a educação pública, o acesso à informação, tecnologia e cultura.

Os mandatos da vereadora Tatiana Lemos e da deputada Isaura Lemos contribuíram muito com as principais conquistas do estado de Goiás. Por exemplo, é de autoria de Tatiana o projeto de lei do Passe Livre Estudantil. Foi apresentado em 2010 e, no ano passado, com a pressão das manifestações, o projeto foi aprovado. “Nossa luta agora é levar o passe livre também para o interior de Goiás”, acrescenta Tatiana Lemos.

Também foi discutido no ‘Encontro dos Mandatos’ a falta de condições dos trabalhadores rurais que não têm conseguido permanecer no campo e produzir com competitividade. Isaura e Tatiana enfatizaram a necessidade de investimentos e estímulos para a agricultura e a família que vive no campo.

Auditório Jaime Câmara ficou lotado (Foto: Gabinete Isaura Lemos)

 

Coligações 

Para o governo de Goiás, a direção estadual do PCdoB considera fundamental a união da oposição no estado para derrotar o projeto de reeleição do PSDB. Afirma ainda ser condição sine qua non para o apoio e a coligação com o PCdoB  que o candidato majoritário esteja comprometido com a reeleição da presidenta Dilma para assegurar a quarta vitória do povo. Para isso, deve construir uma coligação com o PMDB, PT e outros partidos da base de Dilma.

O partido também quer eleger Isaura Lemos deputada estadual prioritária e tentar eleger também outro candidato estadual. Ainda quer eleger a vereadora Tatiana Lemos deputada federal.

Autor:
Data: abril 7th, 2014
Assunto: , ,
Você pode deixar um comentário, ou links de volta a partir do seu website.
Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.