Isaura e Tatiana acompanham mudanças no HDT

 

(Foto: Sérgio Rocha)

Em continuidade ao trabalho iniciado com audiência pública que aconteceu no último dia 8, os deputados Isaura Lemos (PCdoB) e Mauro Rubem (PT) e a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) realizaram na manhã desta terça-feira, 27, visita ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) para discutirem a mudança do ambulatório geral da instituição para o Condomínio Solidariedade.

Além dos parlamentares, estiveram presentes no evento: o diretor geral do HDT, Boaventura Braz de Queiroz; o superintendente técnico-científico do Instituto Sócrates Guanaes, Renato Gomes; e o superintendente de ensino do Instituto Sócrates Guanaes, Celso Sant’anna. Participaram também, profissionais da saúde e representantes de órgãos que amparam o portador do vírus HIV.

O encontro teve início com uma breve apresentação das ações executadas nos últimos 120 dias pelo Instituto Sócrates Guanaes, organização social (OS) que atualmente administra o HDT. O superintendente técnico-científico, Renato Gomes, disse que há 57 questões pontuadas na última audiência pública, sendo debatidas pela OS em busca da melhoria no atendimento. “É preciso olhar a discussão pela ótica do paciente e averiguar se a mudança do ambulatório representa a solução do problema maior que é a superlotação nos leitos da emergência.” Ele ainda afirmou que a mudança do ambulatório geral do hospital é uma questão que ainda está sendo analisada pela equipe multidisciplinar que gerencia o HDT.

A deputada Isaura Lemos pediu que os representantes dos órgãos de amparo ao soropositivo também pudessem participar da próxima reunião, que poderá definir o local de funcionamento do ambulatório. “O debate deve ser feito ao ouvir todas as pessoas envolvidas no assunto, não deixando de analisar nenhum lado da questão, lembrando que a preocupação deve ser com o bem-estar do paciente”, afirmou a parlamentar. A reivindicação foi aceita pelos membros do Instituto Sócrates Guanaes.

O deputado Mauro Rubem ratificou seu parecer contrário à transferência do ambulatório geral para o Condomínio Solidariedade. “O espaço físico do HDT é suficiente para a construção de um novo ambulatório nas dependências do complexo, em outro local adequado, que aumentaria o espaço da emergência, e, assim, resolveria o problema acarretado pela falta de leitos que se adequem à demanda do hospital”, disse o deputado.

O superintendente de ensino do Instituto Sócrates Guanaes, Celso Sant’anna, afirmou que o ambulatório ficará localizado em área que atenda as necessidades do paciente. “Não estamos mais presos à ideia inicial que era a transferência para o Condomínio Solidariedade, queremos discutir a melhor solução em benefício do paciente”, enfatizou Celso Sant’anna.

Isaura Lemos anda pelas dependências do HDT (Foto: Sérgio Rocha)

Após visitarem as dependências do ambulatório e da emergência, que estão situados na mesma ala da unidade hospitalar, os parlamentares encerraram a visita no local. Isaura Lemos avaliou positivamente o encontro. “O grande passo dado foi a aproximação das entidades de apoio para a discussão do melhor local para abrigar o ambulatório”, concluiu.

Autor:
Data: novembro 28th, 2012
Assunto: , , ,
Você pode deixar um comentário, ou links de volta a partir do seu website.
Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.