Durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 20, a deputada Isaura Lemos (PC do B) afirmou que apresentou um projeto de lei que determina a criação de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para celebrar o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, como um momento para propor reflexões sobre a atual situação de preconceitos contra a população negra. De acordo com ela, as ações afirmativas são de grande importância em função de uma dívida histórica.
“Estou apresentando projeto de lei para que o dia 20 de novembro abrigue uma sessão especial para que possamos refletir conquistas e medos em nosso Estado, além das medidas para reduzir a discriminação que alcança nossos irmãos negros. Se observarmos melhor, a população negra ainda ocupa as posições mais difíceis da nossa sociedade, do ponto de vista de renda e trabalho. Temos uma dívida histórica com os negros, que foram escravos, e ainda são tratados com preconceito”, afirmou a deputada.
Isaura Lemos também apresentou dois requerimentos, durante a sessão ordinária desta terça-feira, para solicitar o registro, nos anais da Assembleia Legislativa, dos artigos redigidos pela ministra da Cultura, Marta Suplicy (‘A favor das ações afirmativas’), publicado neste dia no jornal Folha de São Paulo, e pela deputada federal Marina Sant´anna – PT/GO (‘Consciência negra leva à igualdade’), também publicado nesta terça, só que no jornal O Popular.
“Com o registro destes artigos, poderemos, mais à frente, verificar os avanços conquistados pelos negros e, quem sabe, comemorar de forma digna tais conquistas”, explicou.
![]() |
Autor: Assessoria de Imprensa Data: novembro 20th, 2012 Assunto: Negros, Projeto de Lei |