Isaura Lemos participa do Grito da Terra Goiás 2011

 

Isaura Lemos defende os trabalhadores rurais (Foto: Marcos Kennedy)

Trabalhadores rurais estiveram, na manhã desta segunda-feira, 19, na frente da Assembleia Legislativa participando do Grito da Terra Goiás 2011. A manifestação visa melhores condições de vida e trabalho no campo e na floresta. A deputada Isaura Lemos, que é presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, participou da manifestação.

Na pauta de reivindicações dos homens e das mulheres do campo, encontram-se pontos como reforma agrária, melhorias na infraestrutura e assistência técnica, efetivas políticas educacionais e de saúde nas comunidades rurais.

A deputada Isaura Lemos falou das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais, como por exemplo o não acesso aos serviços de saúde e de educação. Isaura destacou a importância da criação de políticas educacionais para os trabalhadores rurais e seus filhos que permitam o seu acesso ao ensino e que venham a protegê-los da discriminação. “Não podemos permitir que os filhos dos trabalhadores rurais sofram preconceito”, afirmou a parlamentar.

Manifestação dos trabalhadores rurais na frente da Assembleia Legislativa (Foto: Marcos Kennedy)

A deputada afirmou ainda que a Marcha das Margaridas, ato que reuniu cerca de 100 mil trabalhadoras rurais em Brasília para entregar pauta com 168 reivindicações à presidente Dilma Roussef (PT), realizado em agosto, foi um grande exemplo de mobilização pelos direitos das mulheres e dos trabalhadores do campo. “Conforme determina a Constituição Federal, a terra tem que cumprir a sua função social. Este é o objetivo da nossa luta.”

Programação

Às 8 horas aconteceu uma audiência com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá Correia, na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (FETAEG). Após a conversa, os trabalhadores vieram para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Depois, eles seguiram até a Praça Cívica.

Uma pauta de reivindicações foi enviada ao Governo do Estado e às diversas secretarias estaduais, indicando as áreas em que é preciso uma maior atuação do poder público estadual no meio rural. A pauta foi dividida em sete eixos temáticos: Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação, Saúde, Gênero e Empregados Rurais. Com a mobilização, os trabalhadores e trabalhadoras do campo aguardarão resposta ao atendimento das demandas.

Autor:
Data: setembro 19th, 2011
Assunto: , ,
Você pode deixar um comentário, ou links de volta a partir do seu website.
Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© 2015 Isaura Lemos - PCdoB. Todos os direitos reservados.